Alunos, como conseguir um minuto de sua atenção?
Uma das
maiores críticas dos professores na minha escola esse ano foi o uso dos
aparelhos tecnológicos em sala de aula, por exemplo, o celular. Então dei uma
pesquisada sobre o assunto para ver se a queixa realmente fazia algum sentido
apesar de que notamos essa preocupação dos professores diariamente.
Faculdades e
universidades, tanto no exterior quanto aqui mesmo no Brasil já fizeram testes
em escolas e levam esse assunto como preocupação.
O celular em si
não atrapalha a aula e o aprendizado, e sim o mau uso durante ela, e não podemos
culpar de cara os alunos por isso, o professor tem sim culpas nesta área, tanto
eles quanto a família da pessoa, por quê? Atualmente as crianças crescem com o
uso de aparelhos tecnológicos, sejam a TV, smartfones, computadores, videogames,
e outros tipos. Isso faz com que eles se acostumem a utilizar
a tecnologia que possui com si em todos os momentos, isso por falta de ter uma
regra em casa, uma organização de horários.
E qual é a
culpa que o professore tem? Considerado a salvação no momento, o professor tem
que aprender a lidar com isso e não deixar apenas para que alguém superior, por
exemplo, a direção da escola tome alguma atitude, e saber desenvolver o aluno utilizando
este “problema” a seu favor. Escolas Norte Americanas assim como algumas do
interior do estado de São Paulo aprenderam a utilizar uma técnica com o ensino
médio (que são realmente os que estão com maiores problemas com este assunto)
que tem resolvido e conseguiram aumentar o rendimento das aulas.
Apesar dos
alunos dizerem que “celulares não atrapalham”, pesquisadores entram em confronto
com esta frase dizendo que “alunos não são multitarefas.” E comprovam cada vez
mais que o cérebro humano não consegue focar em duas coisas ao mesmo tempo,
deve permanecer focado durante as aulas. Mas também contradizem quando explica
que é possível realizar duas coisas ao mesmo tempo, um exemplo, realizar
atividades escolares escutando uma musica calma em volume baixo, dizem que pode
até ajudar na concentração.
Como havia
dito, a solução que algumas escolas encontraram para este assunto foi de utilizar
o celular durante a aula para pesquisar a matéria, até mesmo porque se
professores levarem um livro para a sala e entregarem para alunos lerem, não
haverá menor interesse, mas, se deixar pesquisar no celular e pedir
para lerem a mesma parte do livro no aparelho,
haverá maior interesse, apenas por estarem utilizando a tecnologia.
Termino esta
publicação dizendo que, a tecnologia esta avançando a cada dia e normalmente os
adolescentes querem acompanhar para não serem considerados “cafonas” por não
saberem, mexer no novo tipo de celular, o que faz o novo aplicativo, e coisas
do tipo. Devemos prestar bastante atenção e saber utilizar todo esse avanço em
nosso favor e principalmente a favor da educação. Lembrem-se, alunos não são
multitarefas. “Se não consegue combater o inimigo, junte-se a ele”.
Comentários
Postar um comentário