Alunos, como conseguir um minuto de sua atenção?

Uma das maiores críticas dos professores na minha escola esse ano foi o uso dos aparelhos tecnológicos em sala de aula, por exemplo, o celular. Então dei uma pesquisada sobre o assunto para ver se a queixa realmente fazia algum sentido apesar de que notamos essa preocupação dos professores diariamente.
Faculdades e universidades, tanto no exterior quanto aqui mesmo no Brasil já fizeram testes em escolas e levam esse assunto como preocupação.
O celular em si não atrapalha a aula e o aprendizado, e sim o mau uso durante ela, e não podemos culpar de cara os alunos por isso, o professor tem sim culpas nesta área, tanto eles quanto a família da pessoa, por quê? Atualmente as crianças crescem com o uso de aparelhos tecnológicos, sejam a TV, smartfones, computadores, videogames, e outros tipos. Isso faz com que eles se acostumem a utilizar a tecnologia que possui com si em todos os momentos, isso por falta de ter uma regra em casa, uma organização de horários.
E qual é a culpa que o professore tem? Considerado a salvação no momento, o professor tem que aprender a lidar com isso e não deixar apenas para que alguém superior, por exemplo, a direção da escola tome alguma atitude, e saber desenvolver o aluno utilizando este “problema” a seu favor. Escolas Norte Americanas assim como algumas do interior do estado de São Paulo aprenderam a utilizar uma técnica com o ensino médio (que são realmente os que estão com maiores problemas com este assunto) que tem resolvido e conseguiram aumentar o rendimento das aulas.
Apesar dos alunos dizerem que “celulares não atrapalham”, pesquisadores entram em confronto com esta frase dizendo que “alunos não são multitarefas.” E comprovam cada vez mais que o cérebro humano não consegue focar em duas coisas ao mesmo tempo, deve permanecer focado durante as aulas. Mas também contradizem quando explica que é possível realizar duas coisas ao mesmo tempo, um exemplo, realizar atividades escolares escutando uma musica calma em volume baixo, dizem que pode até ajudar na concentração.
Como havia dito, a solução que algumas escolas encontraram para este assunto foi de utilizar o celular durante a aula para pesquisar a matéria, até mesmo porque se professores levarem um livro para a sala e entregarem para alunos lerem, não haverá menor interesse, mas, se deixar pesquisar no celular e pedir para lerem a mesma parte do livro no aparelho, haverá maior interesse, apenas por estarem utilizando a tecnologia.
Termino esta publicação dizendo que, a tecnologia esta avançando a cada dia e normalmente os adolescentes querem acompanhar para não serem considerados “cafonas” por não saberem, mexer no novo tipo de celular, o que faz o novo aplicativo, e coisas do tipo. Devemos prestar bastante atenção e saber utilizar todo esse avanço em nosso favor e principalmente a favor da educação. Lembrem-se, alunos não são multitarefas. “Se não consegue combater o inimigo, junte-se a ele”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope aponta Dilma com 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%

Morre Richard Attenborough, cineasta vencedor do Oscar pelo filme 'Gandhi'