Terremoto de 6 graus atinge o Norte da Califórnia e deixa 87 feridos

Governador Jerry Brown declarou estado de emergência na região do Napa, atingida pelo mais grave tremor de terra em 25 anos

SÃO FRANCISCO — O governador da Califórnia Jerry Brown declarou estado de emergência na região do Napa, atingida por um terremoto de 6 graus de magnitude na manhã deste domingo, e afirmou que recursos estatais seriam enviados. O tremor de terra foi o maior na região em 25 anos e deixou 87 pessoas feridas, três delas em estado grave.
Em seu pronunciamento, o governador declarou que os serviços de emergência trabalham em estreita colaboração com os gestores estaduais e municipais para responder aos moradores e às infraestruturas afetadas pelo desastre natural. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do tremor foi a oito quilômetros a noroeste da cidade de American Canyon, no Norte da baía de São Francisco.


A área do Napa Valley, produtora de vinho e muito turística, foi a mais danificada. Prédios históricos ficaram danificados e casas foram atingidas por incêndios. Mais de 60 mil pessoas ficaram sem energia, informaram as autoridades.

Um hospital de Napa relatou que recebeu mais de 87 pacientes na emergência neste domingo. A maioria das pessoas foram liberados após o tratamento, mas três ficaram internadas com lesões mais graves, incluindo uma fratura de quadril e um ataque cardíaco. Uma criança estaria em estado grave e foi levada de helicóptero para um hospital em Santa Rosa, no condado de Sonoma.

O terremoto tirou muitos residentes da cama quando ocorreu às 3h20m no horário local (7h20m de Brasília), centrado a dez quilômetros ao sul da cidade de Napa.

— Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás — disse Omar Lopez, 24, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena, a 15 minutos de Napa.

O brasileiro Eduardo Granha contou que estava dormindo quando sentiu o tremor no Centro de São Francisco, próximo à Union Square, às 3h30m.

— Parece que você esta numa rede sacudindo — relatou o brasileiro, que nunca havia passado por experiencia semelhante.
As prateleiras da loja “Ranch Market” ficaram vazias após o terremoto, com diversos vinhos espalhados pelos chão. O propietário, Arik Housley, estimou um prejuízo de pelo menos US$ 100 mil pelos danos causados em dois estabelecimentos na área. Em um restaurante ao lado, os trabalhadores eram vistos varrendo vidro quebrado e vinho derramado.

— Foi cerca de 10 segundos de caos total. A minha namorada e eu fomos jogados no ar, e a janela explodiu — contou Franz Oehler, de 44 anos, que vive a oeste de Napa.

O terremoto foi o mais forte a atingir a área da baía de São Francisco desde o terremoto de Loma Prieto em 1989.

VEJA IMAGENS DA DESTRUIÇÃO NA CALIFORNIA 

fonte: O Globo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope aponta Dilma com 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%

Morre Richard Attenborough, cineasta vencedor do Oscar pelo filme 'Gandhi'